domingo, 11 de abril de 2010

Comemoração em família já é tradição há décadas!!! Bisavós e avós.

21 de novembro de 1926


Memória Afetiva
Bolo Chapéu de Napoleão

A memória afetiva é
fundamental em nosso desenvolvimento como ser humano, ela nos dá a possibilidade de resgatar todas as dúvidas,alegrias,tristezas.Trazemos para perto todo aquele afeto do passado que tanto bem nos faz.Veja bem, não é viver do passado e sim mimar nosso Eu com aquilo de bom que já vivemos o afeto que já recebemos.
Todos devem ter na memória algo que gostavam de receber de suas famílias.
Quando se aproxima meu aniversário sempre lembro do carinho que minha mãe tinha com os aniversários de seus filhos.Durante alguns anos, entre os 60 e 70 estava de moda um bolo tão gostoso!!!! Era chamado de Chapéu de Napoleão, então me lembro de várias festinhas em família com meu bolo preferido e todo ano eu pedia "Mãe faz o bolo Chapéu de Napoleão!!!Faz?!!!"
E lá estava meu aniversário com aquele bolo que só de pensar me dá água na boca.Ah! vou colar a receita quem fizer me conta depois se não é de comer rezando!!!!!!!!Bom proveito!!!!

Receita:Bolo Chapéu de Napoleão

Ingredientes da massa:
1/2 kg de farinha de trigo
2 colheres de açúcar
2 gemas
1 colher das de chá de sal
1 colher das de chá de fermento
7 colheres das de sopa de óleo
água morna o quanto baste

Ingredientes do recheio:

4 gemas
2 copos de açúcar
150 grs. de manteiga sem sal
2 colheres de farinha de trigo
2 colheres de amido de milho
1 litro de leite fervendo
1 colher das de chá de baunilha

Modo de fazer:

Amassar todos os ingredientes da massa colocando a água morna aos poucos até dar o ponto.Abrir a massa com um rolo deixar fina e cortar do tamanho de um prato raso,dão 6 ou 7 discos.Colocar para assar.
Para o recheio bata bem os 5 primeiros ingredientes e depois adicione o leite fervendo e a baunilha,leve então ao fogo para engrossar e cozinhar o amido.
Monte o bolo com um disco de massa e o recheio ,com o mesmo recheio você pode cobrir o bolo,polvilhar açúcar de confeiteiro.

Este era o meu bolo preferido se precisar de ajuda ou tiver vontade de provar pode contar comigo.
Beijos.

Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário