quinta-feira, 20 de maio de 2010

Beatrix Potter e seu coelho Peter Rabbit

Uma das primeiras coisinhas que comprei para o enxoval de minha filha quando ainda morávamos na Austrália em 1989,foi um joguinho de louça inglesa infantil de Peter Rabbit e de Jemima a patinha.Não pude usar pois quando voltei ao Brasil com minha mudança,várias caixas foram roubadas de dentro do meu container no porto.......).O mais lindo dessa louça que é muito tradicional por várias gerações é a linda história de Beatrix Potter.
Dizem até que Harry Potter recebeu o nome Potter por uma linda homenagem da escritora, a Beatrix sua escritora favorita.
Petter Rabbit e Jemima são as ilustrações mais famosas, e um dos presentes mais comprados para nascimentos e batizados.
Beatrix Potter foi uma grande escritora de livros infantis e grande ilustradora,seu carinho pelos animais e pela natureza faziam que ela se transportasse para o mundo que escrevia.Beatrix vinha de uma família da alta aristocracia inglesa,recebeu uma educação vitoriana,onde ela uma mulher riquíssima deveria casar e viver a vida que seus pais viviam,apenas cuidando dos valores sociais,não foi isso que aconteceu com Beatrix,que desenhava e escrevia histórias,sua família então não aceitava sua escolha.Ela se sentia feliz quando nas férias seus pais alugavam verdadeiras mansões para que pudessem passar os verões,algumas na Inglaterra ou Escócia.Nesse ambiente junto a natureza Beatrix se sentia mais feliz.Conseguia criar e desenhar com mais inspiração. Mesmo com a proibição da família que queria que Beatrix fizesse um rico casamento, ela continuou escrevendo e insistindo para a publicação de seus livros.Seu primeiro noivo que morreu tempos depois do noivado não era aceito pela família por ser editor de livros.Com o dinheiro que ganhava com a edição de seus livros,Beatrix comprava propriedades no campo, e aos 47 anos já conhecida casou e foi viver em uma de suas fazendas, se dedicando a vida no campo com trabalhos de preservação do meio ambiente.

Essas hortas eram fontes de inspirações para seus livros
Antes de morrer Beatrix Potter que era muito preocupada com a preservação do meio ambiente,comprou grandes pedaços de terras e mais de 15 fazendas e foi tudo deixado para uma organização Inglesa que cuida da preservação de lugares históricos e de grandes belezas cênicas.

Lakeland
É a História que dá beleza a tudo, até mesmo as coisas materiais que por conta disso acabam para mim tendo um outro valor,quem leu sobre a vida de Beatrix Potter se apaixona pelo seu mundo de criatividade.
Beijos,Besitos,
Carla

7 comentários:

  1. Olá Carla
    Linda a biografia de Beatrix Potter assim como os desenhos muito ternos e delicados que embelezam as louças para crianças que são seres cheios de candura.
    Beijinhos e um óptimo fim de semana.
    Savi

    ResponderExcluir
  2. Adorei a louça mas ainda ñ li nada sobre essa escritora quem sabe encontro algo aqui!
    Mas o que contou já me deu uma idéia do quanto vou gostar dela!
    bjim

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla! mis hijos tenían los platitos y los libros de ella cuando eran chiquitos, pero no sabía su historia...gracias por compartirla!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi!!! Carla,
    Obrigada pela visita.
    São lindas e eternas as ilustrações da Beatrix Potter. Amo todas as formas de arte.
    Adorei seu blog e vou virar freguesa. Quantas receitas gostosas e lindas as suas garrafas com decoupage.
    Bjs e tenha um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. Adorei ! Assisti ao um filme a tempos atrás baseado na vida e obras de Beatrix Potter . Lindo , lúdico e inspirador ! Fui para o Uruguai no final de semana passada , fazer ccompras em Rio Branco e passear um pouco pelo interior. Para nós é perto em algumas horas estamos em Jaguarão e dali é um pulo . Adoro andar pelo interior e conhecer novos lugares ! Abraços e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  6. Hola Carla, gracias por tu visita, aqui la devuelvo precioso el blog y tus cosas. Casada con un uruguayo y de peñarol (como yo) que bueno, debes conocer mucho de nuestro Uruguay me imagino. Yo vi una pelicula sobre la vida de Beatriz Potter me encanto con la actriz Renee Zellweger, si podes mirala. Te mando un besoo.

    ResponderExcluir
  7. Oi Carla! Que lindo vc postar sobre Beatriz Potter! Ela é incrível e amo a suavidade que passa em suas ilustrações. Adorei saber mais sobre ela.Mil bjkas!

    ResponderExcluir