Estudei História da Arte em alguns cursos que fiz, e gosto muito em particular de alguns artistas, dentre eles está Joaquim Torres Garcia 1874/1949.
Nascido em Montevidéu, ele se transferiu com a família para Barcelona aos 17 anos. Lá, estudou e começou a criar.
Nascido em Montevidéu, ele se transferiu com a família para Barcelona aos 17 anos. Lá, estudou e começou a criar.
Foi para a América movido pela curiosidade quanto à modernidade de sua metrópole. "NY é um acontecimento", acreditava, e queria ver para crer. Acabou que foi na cidade que Torres García deu uma virada na maneira de pensar e fazer arte.
Entre os anos 1920 e 1922 Torres Garcia residiu em Nova York ele passou apenas dois anos , mas que o impactou de forma indelével.Com um pequeno caderno que ele levava para todos os lados, desenhava primeiro a lápis e depois coloria. O frenesi das ruas, com seus carros, bondes, ônibus e carroças, o vaivém das lojas, a movimentação de navios no Rio Hudson, os engravatados de Wall Street, as propagandas espalhadas pelo alto dos prédios - nada escapava à sua observação atenta.
"Em NY ele começou a desenvolver o que viria a ser o universalismo construtivo"
A proposta era de construir algo puramente abstrato, concreto e universal, numa linguagem compreensível a todos.
"Em NY ele começou a desenvolver o que viria a ser o universalismo construtivo"
A proposta era de construir algo puramente abstrato, concreto e universal, numa linguagem compreensível a todos.
A opulência americana acabou por incomodá-lo e a volta à Europa, onde se juntaria às vanguardas da época, se deu em seguida. Por volta de 1927, entrou em contato com a obra dos holandeses Mondrian e Van Doesburg, o que foi de grande importância em sua busca pelo espaço plástico puro, no qual o valor simbólico da forma é sublinhado.
Estão entre as obras de Torres Garcia, cadernos de Aquarela, óleo, diários ilustrados, colagens (muito em moda nos dias de hoje), vários brinquedos de artes articulados desenvolvidos por ele pensando em seus três filhos.Criou cenários para a Broadway , fez retratos de varias personalidades e capas de livros e alguns desenhos para peças publicitárias.
Joaquím Torres García, retorna a Montevideo em 1934, sendo de grande importância para todo o nosso continente americano.Foi professor de artes fundando sua Escola de Artes.
O Museu Torres Garcia está localizado no centro histórico de Montevidéu, a instituição recebe 85 mil visitantes por ano.
Lugar belíssimo para ser visitado e aprender que aqui na América do Sul possuímos um acervo maravilhoso de obras de artes.
http://www.torresgarcia.org.uy/index_1.html
http://www.torresgarcia.org.uy/index_1.html
Besos,Besitos
Carla
Oi Carla,
ResponderExcluirnão sei muito sobre história da arte, mas gosto de aprender sempre, gostei de saber sobre esse grande artista. Na verdade a gente vê imagens das artes de grandes artistas, mas não sabe o nome do autor. Aprendi mais um pouco aqui!
Beijos!!!
Oi Carla
ResponderExcluirSei muito pouco, ou quase nada, sobre história da arte.
Mas amo história, gostei de saber sobre este artista.
Aprender sempre é muito bom, e nunca é demais, não é verdade?
beijin
Tina (Sonhar e Realizar)
Hola Carla, qué lindo lo que nos enseñás hoy, no lo conocía, me gustan sus pinturas.
ResponderExcluirUn beso grande, buena semana,
Sandra
Muito interessante, Carla, obrigada pela divulgação!
ResponderExcluirBjs e boa semana!
Madalena
Me encanta Joaquim Torres Garcia ...simboliza tanto Montevideo para mi...
ResponderExcluirGracias Amiga por hacer un post tan hermoso y acercar la historia de la cultura uruguaya a otras personas en el mundo del blog.
Beso y abrazo fuerte
magdalena
Hola Carla muchisimas gracias por tu visita realmente he visto aqui unas hermosas obras de arte!!. Felicitaciones. Espero que esta amistad la cual es muy reciente continue!!. Te mando un abrazo enorme Rosana.
ResponderExcluirYa me agrego como tu seguidora.
Olá Carla,
ResponderExcluirÉ sempre muito bom passear por seu blog. Você traz informações muito interessantes e me agrada muito saber sobre arte e artistas. A Arte é para mim um universo de emoções! Abraços
Carla, que placer!!!!! Me encanta este pintor y es uruguayo..... Te cuento que aquí en el Museo Malba hace un tiempo se presentó parte de su obra y sus maravillosos juguetes de madera!!!Besos, Gloria.
ResponderExcluirLa verdad que son todas una hermosura !!!!
ResponderExcluirSi tuviera dinero seguro compraria uno .
Grax por compartirlo.
Pasate por mi blog de premios , hay algo para vos .
Un beso , cuidate .
Nancy
Olá Carla
ResponderExcluirHoje fiquei a conhecer mais um pouco da história das artes e conhecer este artista,foi com esta explicação tão bem feita e detalhada,obrigada.
Beijinhos continuação de uma óptima semna.
Savi
Hola Carla: gracias por tan bella información, sin duda sería un placer poder visitarlo, pues sus trabajos son hermosos. Me alegro que puedan disfrutarlos.
ResponderExcluirUn abrazo, y Felíz Día, Laura.
Adorei conhecer mais ! Bela aula sobre artes ! Obrigado por dividir ! Abraços
ResponderExcluirHOLA! CARLA QUE GUSTO PASAR POR TU BLOG Y ENCONTRARME ESTA RESEÑA SOBRE TORRES GARCIA YA QUE SU OBRA NOS LLENA DE ORGULLO A TODOS LOS URUGUAYOS.GRACIAS POR COMPARTIR CON TODOS ESTA INFORMACION.TE MANDO UN GRAN CARIÑO Y GRACIAS POR TU VISITA A MI BLOG.
ResponderExcluirHermosa muchas gracias por compartir esta historia!!! sabes mas que yo jejeje
ResponderExcluirgracias tambien por apuntarte en mi sorteo y traerlo a tu casita te deseo mucha suerte!!!
te deseo un hermoso fin de semana!!besotessssssssssss
Hola Carla, pasaba a saludarte, espero que te encuentres bien.
ResponderExcluirBesos,
Sandra
Ola,Carla.
ResponderExcluirGostei muito de ser apresentada a esse artista fabuloso atraves do seu blog.Nao o conhecia,mas adorei e me encantei com a arte de Joaquim Torres Garcia.Momento cultural e sempre bom,ne?Uma otima semana para voce.Grande beijo.zenaide storino.
nuestro norte es el sur.
ResponderExcluir