quinta-feira, 25 de abril de 2013

ANZAC Biscuits hoje é ANZAC Day

História e Culinária sempre de mãos dadas...
Para entender o motivo pelo qual este biscoito é tão procurado e querido na Austrália,você precisa saber um pouco da História para respeitar e valorizar esta tradição.
Você entenderá porque é tão significativo para o Australiano e o Neozelandês uma xícara de chá  servida com biscoitos ANZAC nesse dia.
São diversas as embalagens,mas todas tem uma mesma finalidade divulgar esta parte da história que vou contar e parte da renda ajudar a Fundação ANZAC.
Em visita a Melbourne na Austrália ano passado com minha família,eu que sou apaixonada por História levei minhas filhas para conhecer ANZAC House(funciona como um museu histórico), para que elas soubessem da importância desse fato histórico.Viajar é um dos melhores momentos para se aprender história,geografia e tantas outras coisas importantes para nossa cultura.   

Após ter vivido alguns anos na Austrália e trabalhado com australianos e neozelandeses, aprendi o respeito que esses dois povos tem pelo dia ANZAC que é comemorado todo dia 25 de Abril como um feriado nacional.A palavra ANZAC significa Forças armadas da Austrália e Nova Zelândia,quando estas forças conjuntas durante a I Guerra Mundial se uniram as tropas da Grã-Bretanha e desembarcaram em Gallipoli na costa da Turquia,foi cometido um erro de navegação e quando eles desembarcaram em outro ponto, encontraram turcos muito bem posicionados e com boas defesas,os ANZAC depois de muitas batalhas viram que o avanço era impossível então recuaram,com um saldo de 10000 mil mortos.Até hoje são prestadas muitas homenagens tanto na Austrália,Nova Zelândia e Turquia por todos os acontecimentos.
Biscoitos ANZAC


Muitas histórias são contadas sobre o surgimento desse biscoito,muitos dizem que eram preparados pelas esposas de combatentes,como uma maneira de levar um pouco do carinho e alimento de casa para guerra, e como era feito com poucos ingredientes perecíveis eles suportavam mais tempo guardados,muitos dizem também que esses biscoitos eram preparados para os soldados no campo de batalha com os poucos ingredientes que tinham disponível.Muitos desses biscoitos foram vendidos durante anos em festas organizadas para arrecadar fundos para associações de veteranos de guerra .Hoje o termo ANZAC somente pode ser usado com a permissão de leis australianas,com autorização do Ministério dos Veteranos de Guerra.Portanto não basta inventar um biscoito e dizer que ele é Anzac para usar comercialmente, não é possível.
Com pequenas variações este é um biscoito que por muitos anos permanece inalterado, apenas o coco foi adicionado muito tempo depois.



ANZAC biscoito

ingredientes:

1 xícara de aveia em flocos(Não finos e de preferência não use instantâneo)
1 xícara de farinha de trigo peneirada
1 xícara de açúcar
3/4 de xícara de coco em flocos
125 grs de manteiga
1 colher das de sopa de melaço
1 colher das de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres das de sopa de água fervendo

Modo de Fazer:

Misture aveia,farinha de trigo,açúcar e o coco em uma tigela e reserve.
Em uma panela coloque a manteiga e o melado,leve ao fogo até derreter.Misture o bicarbonato com a água e adicione na panela com a manteiga(vai borbulhar não se assuste é assim mesmo).Adicione essa mistura ainda quente aos ingredientes secos e mescle bem a massa.
Em uma assadeira com papel manteiga coloque pequenas porções do biscoito separados por 4 cm ,faça uma pequena pressão nos biscoitos e leve para assar por cerca de 20 minutos ou até que fiquem dourados.Desenforme os biscoitinhos e espere esfriar.Rende 30 biscoitinhos bem saborosos para se tomar com uma gostosa xícara de chá.



Todas as receitas que eu coloco no meu Blog, são receitas que eu já fiz e são adaptadas para minha cozinha, pois vocês sabem a cozinha é um grande laboratório,você pode diminuir ou aumentar as quantidades conforme sua necessidade e o gosto de sua família. Eu amo cozinhar portanto amo meu laboratório e sigo na pesquisa constantemente.Caso você precise de ajuda fale comigo.

 Carla 


6 comentários:

  1. BOM DIA AMORE!EU NÃO CONHECIA ESTA HISTÓRIA!VIVENDO E APRENDENDO!!BJS AMIGA!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Carla,
    Nossa adorei saber da história!
    Eu adoro cozinhar e minha cozinha tbm., é um laboratório, de vez em quando sai coisa boas...rsrs
    Vou anotar a receita, adorei!
    Que tenha um ótimo final de semana!

    bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  3. oi Carla
    nos identificamos nesta parte também
    viajar é isto
    respirar novos ares
    historias de casa cidade
    isto ficara para sempre dentro da gente
    é como dizia Mario Quintana
    viajar é mudar a roupa da alma !
    aodrei os rótulos
    bem vintage
    e esta recieta é minha cara
    adoro aveia
    vou anotar
    e tentar fazer com a
    familia
    adoro teus coments lá no blog
    cheio de carinhos
    que me fazem
    repensar e recomeçar
    obrigadão
    bjs
    lu

    ResponderExcluir
  4. hola! gcias por la historia de las galletas! aunque lo que más me gusta es ver la receta!
    besos!

    ResponderExcluir
  5. Hola Carla...excelente historia...no tenía ni idea...
    Por mi parte no me gusta el coco,pero voy a guardar la receta por si algún día me decido a hacerlas.muchos cariños.

    ResponderExcluir
  6. Gracias por compartir las historias de tu viaje, para las que no tenemos esa oportunidad nos llega al corazón. Besos

    ResponderExcluir