terça-feira, 1 de abril de 2014

Leques Japoneses

Quando falamos de cultura japonesa e dos itens mais tradicionais do cenário nipônico costumamos lembrar de comidas, festas, trajes e até objetos. O leque certamente compõe uma dessas memórias instantâneas, mas por que será que foram tão fortemente incorporados aos costumes japoneses?
 Os leques começaram a se popularizar no Japão em meados do século 16, e enquanto nós ocidentais o consideramos um simples objeto de abano para se refrescar nos dias mais quentes, no Oriente ele é parte da cultura, história e arte – eles já foram usados em cerimônias religiosas (acreditava-se que afastava o mal), no teatro (para acentuar os movimentos da dança), para proporcionar sombra para mulheres da aristocracia ou da realeza e até para definir o status social.
 Há, basicamente, dois tipos de leque: o Ogi ou Sensu, que é o leque dobrável, e o Uchiwa, o leque não dobrável – dentro desses dois estilos existem variações que se baseiam no local onde são produzidos. Muitos leques japoneses são pintados à mão, o que confere a eles uma beleza particular, contendo belas mensagens, com ideogramas, ilustrações e escritos. Hoje eles são usados até como decoração nas casas, presos na parede ou em pé sobre um móvel.
Assim como tudo no Japão, o leque também vem carregado de um simbolismo. A extremidade do objeto simboliza o nascimento, e suas dobras simbolizam os caminhos possíveis que o indivíduo pode encontrar na vida. Quando o leque é vermelho e branco, ele é considerado um objeto para atrair sorte, enquanto que o dourado atrai a riqueza. E você acredita que eles são usados até como símbolo de amor? Na hora de selar um compromisso, os casais apaixonados trocam leques, ao invés de alianças.
imagens:google

✿¸.•*¨`*•..¸✿ ✿¸.•*¨`*•..¸✿ 

Carla

3 comentários:

  1. Hola Carla!
    Sabía algo sobre el significado del abanico, pero me has ilustrado con mucho más detalle.
    Un beso

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um leque japonês nos meus guardados, acho lindo!bjs.

    ResponderExcluir
  3. Hola amiga!
    Gracias por compartir...
    Un fuerte abrazo desde Venezuela!

    ResponderExcluir