sexta-feira, 7 de maio de 2010

Cous Cous Marroquino Sugestão para o dia das Mães

Eu e meu marido durante alguns anos vivemos na Capital Gastronômica da Austrália, na cidade de Melbourne,umas das nossas paixões sempre foi a gastronomia,conhecer a história e origem dos alimentos era uma diversão, eu desde menina coleciono recortes de receitas,sempre assistia aos programas de culinária de Ofélia na TV,anotava algumas receitas e depois passava para minha mãe, que na época também gostava muito de cozinhar.Quando eu conseguia comandar o fogão lá de casa era muito bom; sempre inventava alguma coisa.Bom isso é coisa do passado.Hoje sigo colecionando livros de receitas e tenho muitos,alguns importados outros nacionais.Sempre que viajo vou sempre conhecer o Mercado local ,não saio da cidade seja aqui no Brasil ou no exterior sem conhecer sua cultura gastronômica.Lá nos anos 80 em Melbourne,os restaurantes já eram comandados por grandes Cheffs de Cozinha Internacional e isso era uma coisa comum a todos, então era uma diversão eu sempre que podia acabava saindo com uma ideia para fazer em casa,um dos restaurantes que eu gostava muito de ir serviam comidas mediterrânea,marroquina e indiana.Foi então que aprendi a fazer CousCous.Podem fazer esta receita que eu estou sugerindo fica uma delicia!!!!!!!Não esqueçam que estou casada há 25 anos, entãoooooo!!!!!!!.......Minha comida já tem um certo tempo de aprovação aqui na minha casa......O Couscous é uma comida muito,muito,muito fácil de fazer e gostosa, serve de acompanhamento perfeito para uma carne assada,um lombo de porco. Vamos a Receita???!!!
Couscous Marroquino à moda da Carla
Ingredientes:
2 xícaras de couscous marroquino
1 e 1/2 xícara de água quente para hidratar o couscous
1/2 xícara de nozes
1/2 xícara de damasco picado
1/2 xícara de ameixa seca picadinha
2 cebolas bem picadinhas
1/2 xícara de pimentão verde e vermelho picadinho
cebolinha verde picadinha
1 colherzinha das de chá de courry
1 colherzinha das de café de canela
2 canelas em rama
1/2 xícara de castanha de caju triturada
1/2 pimenta da Jamaica sem sementes cortadinha bem miúda
2 colheres das de sopa de uva passa preta sem sementes
2 colheres das de chá de cominho moído
1 manga cortada em fatias
1 maçã cortada em fatias
2 colheres das de sopa de manteiga
sal a gosto
Modo de fazer:
Para hidratar o couscous coloque em um recipiente as 2 xícaras do couscous e a água,tampe com filme plástico e deixe por cinco minutos,abra e solte bem os grãos com um garfo e acrescente 1 colher de sopa de manteiga.Reserve.
Em uma frigideira passe a manga e a maçã na manteiga. Reserve
Comece refogando a cebola no azeite,acrescente os pimentões e todos os outros ingredientes um de cada vez,misturando bem os sabores,se precisar pingue um pouquinho de água.Reserve
Montagem do Prato:
Em uma travessa grande misture todos os ingredientes do refogado com o couscous, regue azeite de oliva e o suco de 1/2 limão (Se for Siciliano melhor) a manga e a maçã coloque nas laterais da travessa para além de enfeitar, serem saboreados juntos,enfeite com a rama de canela.Está pronto para ser saboreado.
Porção 6 (Bom depende!!!!!!!)
Beijos,Besos
Carla

3 comentários:

  1. Olá Carla! O seu blog é maravilhoso! Adorei as garrafas com découpage ;)
    Bjsss e continue!!!
    Madalena

    ResponderExcluir
  2. CARLA AQUI TUDO É MUITO BOM!
    A COMIDA A MÚSICA DA VONTADE DE TE VISITAR TODA HORA PARA OUVIR ESSA MÚSICA DELICIOSA E CALMA!
    BOM FIM DE SEMANA DE PAZ E LUZ!!
    BJIM

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla! Muito obrigada pela tua visita! Sabe? Eu sou brasileira mais eu nao posso falar or escribir? Portugues!!!! Eu nasci en Porto Alegre mais mudei pra Argentina cuando eu tinha 7 anos....faz tempo!!!!!!!!!!! Eu fiquei loca com teu blog e tus trabalhos. Espero que me sigas visitando, se me termino mi Portugues!!!
    Te mando un abrazo grande como el Cristo del Pao de Azucar!!! Beijos!!!!
    Marcela

    ResponderExcluir