segunda-feira, 17 de março de 2014

Camafeus Donadio Cammei


Esta postagem é para mim muito gratificante, pois desde menina sou apaixonada por camafeus e sempre fico encantada quando leio alguma história ou vejo algum filme onde a personagem tem um lindo camafeu fazendo parte de sua história de vida.
Os mestres gravadores trabalham manualmente com ferramentas de aço  e selecionam as conchas, calculando o número de camafeus a serem obtidos a partir delas.
Outro grande centro de produção de camafeus é Idar-Oberstein, na Alemanha  Nessa cidade, os camafeus são produzidos a partir da ágata branca, largamente encontrada na região, da cornalina e do ônix.
 Aqui, as gemas são primeiramente coloridas em cores previamente determinadas, para serem depois gravadas ou esculpidas com a ajuda de computadores (devido à sua dureza), que usam como padrão uma peça original feita manualmente. A cor é posteriormente retirada da superfície da gema com produtos químicos, ficando em sua cor branca original.
O camafeu surgiu por volta do ano 300 A.C., em Alexandria, sendo utilizado em jóias e adornos para roupas. Os camafeus, produzidos a partir da ágata, do ônix, da sardônica, etc, continham imagens de deuses, deusas, cenas mitológicas  e figuras femininas. As jovens mulheres do periodo Helenístico  usavam camafeus com a figura do deus Eros  como um convite sedutor ao amor. 
O Papa Paulo II  era um ávido colecionador de camafeus, e sua morte teria ocorrido por causa do número excessivo de jóias em camafeus que portava nos dedos, que lhe teriam causado uma pneumonia  devido à sua temperatura fria.
Até o século XIX , os camafeus eram também utilizados por homens, elmos, capacetes, peitorais de armaduras e punhos de espada, bem como broches e anéis.
Napoleão Bonaparte  foi outra figura histórica apaixonada pelos camafeus, tendo fundado em Paris  uma escola para ensinar a arte da produção de camafeus a jovens aprendizes.




A pequena cidade italiana Torre del Greco, localizada na Baia de Nápoles, continua sendo até hoje referência mundial na arte da produção de camafeus.
 Essa cidade utiliza diferentes tipos de conchas do mar e corais para a produção.




Ao longo dos tempos, camafeus decoravam não somente jóias, como também vasos,  baixelas, taças e copos
 Eram bastante apreciados por nobres e pessoas ricas, entre os séculos XV e XIX. 
 A Rainha Vitória, tendo mostrado predileção pelos camafeus, ditou moda entre as mulheres da época, que começaram a usá-los nas blusas, nos vestidos ou numa fita em volta do pescoço.
fonte:http://www.donadiocoralli.it/
✿¸.•*¨`*•..¸✿ ✿¸.•*¨`*•..¸✿ 
Carla

11 comentários:

  1. Muchas gracias querida Carla por compartir esta hermosa reseña de los camafeos.
    Un gran trabajo artesanal!!!
    Buena semana!!
    Besitos!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um e amo! Achei maravilhosa a sua pesquisa! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Oi querida!Há quanto tempo!! Saudades!! Amiga, eu também amo camafeus, uso um diariamente, ganhei de minha mãe.Ele é de cristal e tem no centro esculpido em baixo relevo a figura de uma mulher.Bjs!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei passar por aqui. Vou ficar.
    Beijo.
    Nita

    ResponderExcluir
  5. Hola Carla, que bellezas que nos muestras, como cada objeto tiene tras de sí mucha historia, las fotos una hermosura, me alegro que hayas vuelto nuevamente a publicar. Besos

    ResponderExcluir
  6. Fiquei apaixonada pela matéria sobre camafeus, que coisa mais linda, não sabia que era feito a partir de conchas. Lindo o post. bjss.

    ResponderExcluir
  7. carla querida adorei sua casinha e estou por aqui...
    linda de verdade,parabens.
    beijocas,sejamos gentil

    ResponderExcluir
  8. Lindos demais, é uma arte muito delicada. Também gosto muito.
    Passa lá no blog Art & Casa e participe da Mostra Arte em Foco - Mostre sua arte.

    http://www.studioartecasa.com.br/2014/03/a-mostra-arte-em-foco-voltou.html

    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
  9. Que legal, adorei saber da história dos camafeus, inclusive que são feito de conchas e até de outros materiais!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  10. Muito lindo mesmo, adorei conhecer a história dos camafeus, não sabia que eram feitos com conchas, muito legal!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  11. QUE LINNNDO SABER A HISTÓRIA DOS CAMAFEUS!!! EU QUERIA UM DESES PRA MIM!!!
    BJIIIIINHOSSSSS

    ResponderExcluir