segunda-feira, 26 de maio de 2014

Cuca de Farofa Recheada com Creme de Leite Condensado Receita de Cambará do Sul RS (com lindas imagens de Cambará)

Quando estive com minha família passeando pelos Campos de Cima da Serra visitando Cambará do Sul e seus Cânions maravilhosos, ficamos encantados com a geografia e história local, na realidade é impossível não se apaixonar por este lugar tão repleto de belezas naturais.
Foi nessa cidade tranquila e pacata que visitando a Associação Cambaraense de produtores de Mel e artesanato conheci uma senhora muito simpática que também estava conhecendo a região e que compartilhou comigo esta receita.    

Esta Cuca foi criada principalmente para as crianças que sempre queriam comer a farofa da cuca e deixavam o restante no prato.

Cuca de Farofa Recheada com creme de leite condensado


Ingredientes para a Farofa:

- 500 grs de farinha de trigo( 3 e 3/4 xícaras aproximado );

- 1 ovo grande (se pequeno eu costumo usar dois);

- 1 e 1/2 xícara de açúcar;

- 2 e 1/2 colheres de margarina;

- 1 pitada de canela em pó;

- 1 colher das de sobremesa de fermento para bolo 

Ingredientes para o Creme:

- 1 lata de leite condensado;

- 1 e 1/2 xícara de leite;

- 1 colher de sopa rasa de farinha de trigo;

- 1 colher de manteiga;

- 3 gemas passadas por peneira;

- 1 lata de creme de leite;

Modo de Preparo:

Farofa: misturar todos os ingredientes até ficar uma farofa.Reservar.

Creme: levar ao fogo brando o leite condensado, o leite e a farinha dissolvida no leite. Colocar as gemas batidas aos poucos e mexer até engrossar, quase como brigadeiro mole. Depois de tirar do fogo, misturar o creme de leite e misturar bem.

Unte um refratário com manteiga e farinha. Coloque no fundo a metade da farofa, depois o creme e, por fim, o restante da farofa.

Leve ao forno  preaquecido, 200º, por uns 30 minutos,ou até dourar um pouco.

               Sirva frio pois o creme fica muito saboroso como recheio.

É realmente muito bom para um lanche da tarde,
as crianças gostam muito.
A 980 metros de altitude, Cambará do Sul destaca-se por seu valioso tesouro nacional formado pelos cânions. A cidade foi cenário de produções artísticas como as novelas da Rede Globo Esplendor e Chocolate com Pimenta, a minissérie A Casa das Sete Mulheres e o filme Anahy de las Misiones.



Cambará do Sul localiza-se na região nordeste do Rio Grande do Sul. Faz divisa com as cidades gaúchas São José dos Ausentes, Jaquirana,São Francisco de Paula e a cidade catarinense de Praia Grande. A origem do nome da cidade é tupi-guarani, e significa "folha de casca rugosa", consiste no nome de uma árvore típica da região. É possível encontrar uma árvore destas na praça central da cidade, é popularmente conhecida pelos seus poderes medicinais.
É possível que, antes dos padres jesuítas espanhóis, jesuítas portugueses tenham cruzado o chão, lá pelos idos de 1609 (Pe. Afonso Gago e Padre João de Almeida).



Por volta de 1635, presume-se que o espanhol Padre Cristóvão de Mendonça tenha andado por estas paragens, até ser morto pelos indígenas, no Campo do Arraial dos Bugres, em Caxias do Sul, nossa região fazia parte da Baqueria de Los Piñales ou Cima da Serra, como antigamente era conhecida.
A partir de 1700, os netos e bisnetos daqueles primeiros portugueses e bandeirantes tropeavam nestas bandas. Levavam gado vacum, cavalar e muar das baquerias para São Paulo e Minas gerais, principalmente.


Esses gados, introduzidos no atual Rio Grande do Sul pelos padres espanhóis, encontraram nos Campos de Cima da Serra, lugares apropriados para o seu desenvolvimento, vieram os tropeiros e alguns fixaram-se à beira dos caminhos, dando origem às primeiras estâncias (fazendas).
Foi com a doação de 20 ha de terra, feita por Dona Úrsula Maria da Conceição, em 17 de abril de 1864, em promessa ao padroeiro São José, que iniciou-se o povoamento do município. Ao lado da igrejinha de barro, construída no local denominado Campo Bom, pouco a pouco foram surgindo as primeiras moradias, também de barro e pau-a-pique.

Em 23 de dezembro de 1902, Cambará do Sul passou à categoria de 4º distrito com o nome de São José do Campo Bom, pelo então prefeito de São Francisco de Paula.

Em 20 de dezembro de 1963, o governador do Rio Grande do Sul, Sr. Ildo Meneguetti, sancionou e promulgou a Lei n.º 4678, dando origem ao município, instalado em 31 de janeiro de 1965.

Nos Campos de Cima da Serra os hábitos dos antigos tropeiros permanecem vivos na memória e na culinária de seu povo. O pinhão assado na chapa do fogão a lenha, o carreteiro de charque, o café passado na hora, a paçoca de pinhão, a batata-doce caramelizada, o queijo serrano e o feijão tropeiro são alguns dos pratos ainda presentes na mesa dos moradores e também dos restaurantes da cidade. Visitar Cambará do Sul é também uma oportunidade de fazer um roteiro gastronômico experimentando variações da culinária típica serrana com culturas trazidas de outros rincões. 
  

Além de ser a Terra dos Cânions, Cambará do Sul também é conhecida como a Capital do Mel. Quem visita a cidade não pode deixar de levar para casa uma prova do mel silvestre, produzido em meio às matas nativas do município.
Para experimentar o produto nada melhor do que conhecer primeiro como acontece o processo de produção. Para isso, foi criado o Passeio do Mel, uma forma de transformar o delicioso mel cambaraense, em atrativo turístico e divulgar a importância das florestas nativas e do mel silvestre.É na mata que o turista descobre porque o mel de Cambará é ecológico. 
 Abaixo um vídeo muito bonito dessa região tão linda.
Veja Aqui
 ~ ~
(¯`´¯).* 
`*.¸.* ´* ¸.•✿⊱╮So Sweet So Cute* ´* ¸.•✿⊱
Carla

4 comentários:

  1. Que postre, parece deliciosa,seguro que si.
    Si tiene leche condensada seguro que nos gusta uhmmmm.
    Fantàsticas imágenes de Cambara do Sul.
    Besitos

    ResponderExcluir
  2. Olá Carla, qué placer andar de nuevo por aquí y encontrarme con esta espléndida invitación a conocer un rinconcito más de tu hermosa región (estás hecha toda una guía de turismo, mi amiga: me entusiasmaste la vista, el espíritu... y el estómago!) Realmente para mí, que recién empiezo a descubrir la infinidad de maravillas que Brasil ofrece a la espera del ojo avizor que sepa descubrirlas, posts como este me llenan de ganas de salir ya mismo a recorrer esta tierra tan generosa y cálida como su gente... y seguro quedarme a vivir por ahí, en alguno de esos rincones perdidos y paradisíacos! Me encantó tu descripción, los paisajes son realmente de película, la historia del lugar es fascinante y el atractivo de la producción ecológica de miel es irresistible... En cuanto a las comidas, confieso que todavía me cuesta un poco habituar el paladar a ciertas preparaciones típicas de ustedes, como la farofa (mi marido está más acostumbrado porque nació y se crió muy cerca de la frontera, y si por él fuera viviríamos comiendo feijão y arroz jajajaja) pero de a poquito y con paciencia voy probando nuevos sabores, ya que me parece sumamente interesante conocer la culinaria propia de cada región e ir incorporando a la dieta familiar platos variados, así que me anoto tu receta!
    Te mando un gran abrazo, y que tengas una hermosa semana.
    K.

    ResponderExcluir
  3. Ah, y quédate tranquila, tu comentario me llegó perfecto... aún estoy en deuda contigo de responder tu email, han sido unas semanas de locos con temas legales (de esos que no me gustan pero hay que hacerlos igual jajaja) pero prometo que en cuanto tenga unos minutos de tranquilidad me siento a escribirte! Beijinhos...

    ResponderExcluir
  4. Hum...essa cuca eu já conhecia, minha sogra faz...é maravilhosa!!!!!!E que lugar fantástico Carla!!!Quero muito conhecer!!Beijos minha querida!!

    ResponderExcluir