sábado, 24 de abril de 2010

Tiramisù sobremesa que parece difícil mas não é...

É uma linda sugestão de sobremesa para o dia das mães.
Eu tenho várias versões para o Tiramisù,tudo depende do tempo que disponho para fazer e dos ingredientes que tenho disponível no momento.O tiramisù é uma sobremesa tipicamente italiana, principalmente quando usado o queijo Mascarpone(é um queijo cremoso de origem italiana da região da Lombardia),camadas de bolo tipo pão-de- e vinho Marsala.É uma das sobremesas mais procurada em todos os restaurantes do mundo, com isso várias versões foram criadas.O próprio queijo Mascarpone muitas vezes é substituído por não ser encontrado em alguns lugares ou por ser muito caro.Pode ser substituído por cream cheese.Gostaria de lembrar que os queijos feitos aqui no Brasil são "Tipo Mascarpone".
Tiramisù versão mais simplificada:
Ingredientes:
500 grs de queijo Mascarpone
biscoito tipo inglês
150 ml. de leite bem gelado
1 lata de creme de leite ou creme de leite fresco(eu prefiro o fresco)
1 xícara de açúcar
raspas de chocolate
cacau em pó
baunilha
café pronto e forte
vinho Marsala
Modo de fazer:
reserve o queijo Mascarpone depois de mesclar com a colher.
em outra tigela bata bem o leite,creme de leite e açúcar para que fique bem cremoso,parecendo um chantilly, acrescente 1/2 cálice de vinho Marsala, extrato de baunilha uma colher das de chá,um pouco de café forte , junte o queijo Mascarpone e mescle bem.Leve para a geladeira por algumas horas para gelar bem o creme.
Montagem da sobremesa :
Pode ser em taças individuais para fazer um charme
Camada de biscoito passado ligeiramente no café forte,camada do creme,raspas de chocolate e por último depois do creme polvilhe cacau em pó.Sirva bem gelado.
imagem foodnetwoork
Versão Mais completa do Tiramisù:
Ingredientes:
250 grs de biscoito tipo inglês
1/2 cálice de vinho Marsala
500 grs de queijo Mascarpone(pode ser cream cheese)
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
1/2 xícara de açúcar
5 gemas
3 claras em neve
1 xícara de café forte
raspas de chocolate
cacau em pó
modo de fazer:
Bata o queijo Mascarpone com o açúcar de confeiteiro até que fique bem fofo, reserve.
Em uma tigela de inox coloque as gemas com o açúcar e leve ao banho maria,bata bem as gemas até que fiquem com o dobro do volume,acrescente o vinho Marsala.Muito cuidado para não cozinhar as gemas é fácil não tenha medo.Tire do banho maria deixe esfriar e acrescente a mistura do Mascarpone, apenas mescle e leve a geladeira para gelar,cerca de 40 minutos.Acrescente as claras em neve e deixe mais um tempinho na geladeira para começar a montagem cerca de 30 minutos.
Montagem do Tiramisù:
em uma travessa refrataria, coloque camada de biscoito embebido no café,camada do creme,outra camada de biscoito,termine com camada do creme,polvilhe cacau em pó e decore com raspas de chocolate.Leve para a geladeira por 4 horas e sirva bem gelado.
Um lindo fim de semana,
Beijos,besos...

2 comentários:

  1. Dona carla, já que fez este post, então faz tiramissu pra gente no final de semana :)
    UM BEIJOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  2. Carla deu água na boca...rsrsrs
    A minha mãe conheceu essa delícia na Holanda e ficou doidinha para ter a receita, tudo tem seu dia e sua hora, eu navegando na net procurando outra coisa o que encontrei no seu Blog? O tiramissu, agora com a receita é mais fácil.
    Obrigada por compartilhar.
    Bjos

    ResponderExcluir